Nossa História
A Associação é uma entidade sem fins lucrativos, que representa os profissionais engenheiros e arquitetos juntos ao CREA e ao CAU, como também apresenta o posicionamento dos profissionais diante da sociedade, entidades, órgãos públicos e privados.
Sua fundação tem como base nos ideais de um grupo que acredita em mudanças e que visam o desenvolver ações conjuntas de valorização do setor.
Fundada em 22 de março de 1990, na cidade de Santo Antônio da Platina – PR e conhecida so’mente por Associação Platinense de Engenharia e Arquitetura, era composta somente de profissionais da área Civil, Elétrica, Química e Arquitetura.
Já em 20 de julho de 2006, conforme em ata registrada em assembleia geral, passou a fazer parte integrada da Associação à categoria da Engenharia Agronômica, do qual passou a se chamar – Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, conhecida hoje pela sua sigla APLA.
Hoje nossa Entidade é composta por 91 Profissionais de diversas modalidades tanto de nossa cidade como região.
Localizado no centro cidade de Santo Antônio da Platina, nas mediações Rua Tiradentes, local este mais amplo e confortável, com espaço para cursos e reuniões de até 40 pessoas e uma sala voltada à impressão de projetos, composto por um Plotter e computadores modernos.
VISÃO
Ocupar um lugar de destaque como Entidade de Classe, ser reconhecida por sua atuação em defesa e promoção dos profissionais ligados a Entidade e como instrumento de suporte e ações de interesse da Sociedade.
MISSÃO
Fornecer e promover o desenvolvimento intelectual e profissional.
Fomentar mútua cooperação entre seus associados e defende-los no exercício legal da profissão.
VALORES
Obter transparência nas ações e gestão.
Defender o profissional e as normas que regem o exercício de sua profissão protegendo a sociedade de conduta profissional inadequada.
Ser leal e imparcial em todas as relações internas e externas da Entidade, mantendo o comprometimento pessoal com nossa Missão e Visão.
PLANO DE NEGÓCIO
Fomentar e preservar o conhecimento através de eventos técnicos, cursos e publicações que desenvolvam uma consciência crítica nos profissionais ligados à mobilidade.
POLÍTICA DE ATUAÇÃO DA APLA
I. Atuar em favor dos interesses dos profissionais das classes dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Geógrafos, Geólogos, Químicos, Tecnólogos, Técnicos e Acadêmicos das áreas afins vinculados aos sistemas profissionais CONFEA/CREA, zelando pelas boas práticas, ética e prerrogativas profissionais, bem como atuar em favor do interesse público, especialmente no que importa a gestão urbana eficiente, ao meio ambiente, a ordem urbanística, ao desenvolvimento cultural, ao patrimônio histórico e artístico, ao patrimônio público, a integração e assistência social.
II. Promover o bem comum, a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico, cientifico tecnológico, social e sustentável, a capacitação técnica e o aprimoramento profissional, a ética, a paz, a cidadania, os direitos do consumidor, a democracia, a geração de emprego, renda e a integração dos profissionais com a comunidade em geral, através de iniciativas nas áreas tecnológicas;
III. Estimular o congraçamento dos associados com atividades assistenciais, culturais, desportivas e de lazer;
IV. Defender o direito as atribuições e competências dos profissionais e sua adequada formação.
A APLA cumprirá seus objetivos por meio das suas atividades, tais como:
I – Promover e integrar projetos entre o setor governamental, não governamental e iniciativa privada, de modo a atender aos objetivos da entidade;
II – Elaborar e executar programas urbanísticos e habitacionais com interfaces sociais e ações de geração de emprego e renda;
III – Desenvolver estudos e pesquisas voltados às técnicas relacionadas com a engenharia, arquitetura e agronomia, bem como a promoção do desenvolvimento sustentável;
IV – Organizar, coordenar e promover cursos, debates, seminários, congressos, feiras, exposições e eventos;
V – Desenvolver atividades educacionais diversas, especialmente aquelas focadas nas áreas de interesse das classes profissionais das Engenharias, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Geologia, Química, Tecnólogos, Técnicos e Acadêmicos e áreas afins, bem como da promoção da cidadania e na busca da gestão moderna e eficiente;
VI – Atuar em conjunto com instituições públicas e privadas para gestão do território, podendo realizar tarefas e qualquer tipo de serviço ou atividades de interesse público, contribuindo com as atividades que possam melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento social;
VII – Desenvolver atividades de educação e conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos;
VIII – Realizar e divulgar estudos e pesquisas;
IX – Contratar profissionais para o desenvolvimento de suas atividades;
X – Prestar serviços de consultoria, assessoria, gerenciamento e elaborar programas, projetos sociais, habitacionais e de desenvolvimento sustentável;
XI – Requerer aos órgãos públicos informações de interesses coletivos e difusos dos cidadãos, para atuar nas suas finalidades estatutárias, bem como promover todos os atos necessários a defesa desses interesses;
XII – Apoiar e desenvolver projetos que tiverem objetivos semelhantes aos da APLA sempre que necessário;
XIII – Promover e participar de atividades que visem divulgar e valorizar as profissões dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Geógrafos, Geólogos, Químicos, Tecnólogos, Técnicos e Acadêmicos das áreas afins.
XIV – Promover atividades sociais, recreativas, culturais, esportivas e assistenciais voltadas, principalmente para seus associados.
XV – Facilitar o acesso a livros, normas e demais materiais técnicos e acadêmicos aos associados.
XVI – Designar representantes em Conselhos de entidades oficiais ou particulares de interesse público, na forma e condições que as respectivas disposições reguladoras estatuírem.
- a) Quando o Conselho ou Entidade não definir o regulamento ou forma de designação, a Diretoria da APLA estabelecera tal regulamento.
- b) Os representantes da APLA deverão participar das reuniões dos Conselhos em que forem tratados assuntos relacionados com sua representação ou sempre que forem convocados.
XVII. Impetrar medidas judiciais e administrativas, cabíveis, contra normas legais que afetem a atividade ou interesses legítimos, uniformes, gerais e coletivos de seus associados e da entidade.
No desenvolvimento de suas atividades, a APLA observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fará qualquer discriminação étnica, de gênero, de religião ou classe social.
Princípios Éticos da APLA
I – Dignidade Humana e Respeito às Pessoas
Valorização da vida e afirmação da cidadania, respeitando a integridade física e moral de todas as pessoas, as diferenças individuais e a diversidade dos grupos sociais, com igualdade, equidade e justiça.
II – Integridade
Honestidade e probidade na realização dos compromissos assumidos, com coerência entre discurso e prática, repudiando toda forma de fraude e corrupção, com postura ativa diante de situações que não estejam de acordo com os princípios éticos assumidos.
III – Sustentabilidade
Atuação com responsabilidade ambiental, econômica, social e cultural, de forma equilibrada, respeitando o direito a vida plena das gerações atuais e contribuindo para a preservação das futuras.
IV – Transparência
Visibilidade dos critérios que norteiam as decisões e as ações da Entidade, mediante comunicação clara, exata, ágil e acessível, observados os limites do direito a proteção de dados e ao sigilo quanto as informações privilegiadas ou estratégicas da APLA.
V – Impessoalidade
Prevalência do interesse da Entidade sobre os interesses particulares, com objetividade e imparcialidade nas decisões, nas ações e no uso dos seus recursos.
VI – Legalidade
Respeito à legislação nacional onde a Entidade atua, bem como as normas internas que regulam as atividades, em conformidade com os princípios constitucionais brasileiros.
VII. Profissionalismo
Desempenho profissional integro, com responsabilidade e zelo, baseado em valores sociais, lealdade e respeito mutuo, comprometido com a busca de excelência operacional e o desenvolvimento da APLA.
Compromissos da APLA com o meio ambiente e a responsabilidade política socioambiental.
I – Atuar em conformidade com o principio da sustentabilidade, comprometendo- se com o desenvolvimento social, com respeito às culturas locais, priorizando o uso de recursos naturais renováveis e com utilização responsável e eficiente dos recursos econômicos, atendendo as gerações atuais e preservando os direitos das gerações futuras;
II – Zelar para que seus associados e colaboradores desenvolvam uma consciência socioambiental e contribuam para a preservação do meio ambiente;
III – Atuar de forma a minimizar os impactos socioambientais da sua sede, buscando o restabelecimento do equilíbrio ambiental em seus aspectos físicos, biológicos, sociais e culturais na sua área de convivência;
IV – Utilizar de maneira consciente, racional, responsável e sustentável os recursos naturais indispensáveis para o desenvolvimento do seu negocio, respeitando a biodiversidade;
V – Promover ações de conservação de energia, eficiência energética e de combate ao desperdício e desenvolver a responsabilidade ambiental através de cursos, palestras, matérias entre outros;
VI – Incorporar critérios socioambientais aos processes de gestão da entidade e nas suas relações com parceiros e fornecedores;
VII – Promover e participar de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e industrial interagindo ativamente com a comunidade acadêmica e cientifica, para o desenvolvimento sustentável.