O Dia do Meio Ambiente não é apenas uma data comemorativa! É dia de lembrar a importância da preservação e do uso responsável dos recursos naturais. É um dia que não deve ser restrito apenas a 5 de junho, mas celebrado em cada decisão que a gente toma. Cuidar do meio ambiente é antes de tudo pensarmos em nosso impacto na natureza.
Não faz muito tempo que a preocupação com o meio ambiente surgiu na pauta das conversas. Foi somente em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, que iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais.
A data 05 de junho foi escolhida por coincidir com o dia de realização da Conferência. Hoje, existe uma preocupação real com os impactos negativos da ação do homem sobre o meio ambiente. Mas, produzir e preservar não devem ser tratados como verbos antagônicos.
Como você escolhe os produtos que você consome?Como você descarta o seu lixo? Como você se locomove pela sua cidade? Você consome somente o que precisa?O que você faz para proteger o meio ambiente? Nossas ações, sejam elas positivas ou negativas, por menores que sejam, fazem parte de um todo.
É preciso unir esforços, envolver outras pessoas para a ação e tomada de decisões. Só assim conseguiremos construir um futuro socialmente diverso, economicamente viável e ambientalmente responsável.
É juntando cada um: empresas, instituições, cidadãos, que teremos uma sociedade mais consciente e capaz de semear e divulgar boa ideais para o meio ambiente. É pensando globalmente, e agindo localmente que seremos capazes de impactar o planeta!
Nossa Associação também contribui para defesa ao meio ambiente e responsabilidade ambiental através de pequenos gestos importantes do dia a dia, como a separação do lixo reciclável, do qual todos os papéis, plásticos que seriam descartados são separados e recolhidos pela empresa Promoção Humana do Município, através do Projeto Reciclar.
Redução do consumo de papel adotando algumas mudanças de atitude, como por exemplo: Impressão em frente e verso e imprimir e copiar apenas a quantidade necessária entre outras.
Utilizamos em nosso cotidiano o uso de copo de vidros para a redução de copos descartáveis e separação cartuchos vazios sendo encaminhado a empresas especificas para seu descarte correto.
A Associação também implantou em seu plotter o KIT BULK IN PLOTTER (também conhecido como Tanque de Tinta), onde substituiu os cartuchos, sendo assim não haverá utilização de frascos de cartuchos mensais com a plotter.
Abaixo você poderá conhecer um pouco do trabalho de amigos associados que contribuim com nosso meio ambiente em nossa cidade.
A empresa Metta trabalha com tijolos ecológicos, da qual conta com 3 engenheiros especializados, orientando e acompanhando a execução da alvenaria ecológica em cada etapa, desde o início. Isso traz confiança para os mestres de obras e tranquilidade para os proprietários.
O tijolo ecológico é composto por 3 elementos principais: solo + cimento + água. Em seu processo de fabricação não utiliza-se a queima, diferente dos tijolos cerâmicos convencionais, poupando nossas árvores e evitando a poluição da nossa atmosfera.
Acesse e conheça melhor o trabaho da Metta Eco Tijolos Modulares – https://www.mettaecotijolos.com.br/
Energia Solar – O proprietário e responsável pelo projeto Energia Solar em nosso Município é o Profissional o Engº Civil Lucas Claro de Oliveira, da empresa ClaroSolar.
A energia solar é a sustentabilidade da qual trazem diversos benefícios para o meio ambiente, como: redução de poluição por fontes contaminadoras (carvão) e de gases do efeito estufa, diminuição do desmatamento e elevação do uso de recursos naturais é renovável, limpa e silenciosa, pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica, necessidade mínima de manutenção, muito fácil de instalar e é barato para manter.
Acesse e conheça melhor o trabaho da Claro Solar – https://www.facebook.com/claroenergiasolar
A CYGNUS é uma marca de Moda Original e Inclusiva. Suas peças são criadas com modelagem para a mulher brasileira para criar autonomia e conforto para quem usa.
Criada pela Arquiteta e Designer de Moda Maristela Szarnobay a CYGNUS também preza pela qualidade Sócio-Ambiental de todos os seus rejeitos, otimizando e reduzindo ao máximo seu impacto ao Meio Ambiente, através do uso de seus retalhos para o desenvolvimento de outros produtos.
Acesse e conheça melhor o trabaho da CYGNUS – Moda site: https://cygnusmodainclusiva.com.br/
Conheça Arquiteta e Designer de Moda Maristela Szarnobay: https://www.youtube.com/watch?v=20o8HzuqAY0
Prevenção e Redução desperdício dos impactos no Meio Ambiente
1 – Não desperdiçar água
A água é um dos mais preciosos recursos naturais, por isso é importante que utilizemos de forma responsável, evitando desperdícios.
Atitudes simples podem evitar o desperdício, como a redução do tempo de banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, reutilizar a água da máquina de lavar para limpar quintais e ficar atento a possíveis vazamentos de canos.
2 – Economizar energia
No Brasil, praticamente toda a energia distribuída é gerada por usinas hidrelétricas, por isso, é tão importante a redução no consumo. Desligar aparelhos que não estão sendo usados, apagar a luz, diminuir o uso de ar-condicionado e trocar lâmpadas por outras mais econômicas são atitudes que podem diminuir o consumo de energia.
3 – Separar o lixo
A destinação correta de resíduos é importante para evitar a poluição do meio ambiente. Separar o lixo orgânico do reciclável é uma maneira simples de garantir a destinação correta de cada produto. É importante lembrar também que pilhas, baterias e outros materiais eletrônicos não podem ser descartados no lixo comum e sim em locais apropriados.
Reciclar um produto é muito melhor para o meio ambiente que fabricar outro, uma vez que economizamos recursos naturais e diminuímos o lixo no planeta.
4 – Não joguar lixo nas ruas
Parece básico, mas é sempre bom reforçar. Jogar lixo nas ruas causa poluição, doenças e também o crescimento dos índices de enchentes. Caso não haja lixeira por perto, guarde o lixo até encontrar um local adequado para o descarte.
5 – Optar por transportes alternativos
Veículos automotores, como carros e motos, liberam muitos poluentes para a atmosfera, por isso, é importante, sempre que possível, optar por transportes alternativos.
Ande a pé ou de bicicleta, além de preservar o meio ambiente também faz bem para a saúde. Outra alternativa é combinar caronas com os amigos, utilizar o transporte público, táxis, aplicativos de transporte para ir ao trabalho e aos momentos de lazer.
Quando você não está dirigindo o mundo parece mais tranquilo e dá para apreciar melhor a paisagem, as vitrines, as pessoas e tudo o que a cidade oferece.
6 – Não comprar animais silvestres
Alguns animais silvestres são diferentes e apresentam uma beleza incrível. Mas, nem sempre esses animais podem ser comercializados. Quem compra animais sem registro do IBAMA pode ser multado, ou até mesmo preso, além de afetar diretamente a biodiversidade. Não compre animais silvestres, admire a beleza desses animais na natureza.
7 – Usar menos plástico
O uso excessivo de plástico é um problema muito grande e precisa ser controlado para diminuir os impactos no meio ambiente. O plástico tem um processo de decomposição muito lento, quando deixado na natureza leva entre200 e 400 anos para se decompor.
Além disso, o plástico que chega até os oceanos, mares ou rios é responsável pela alta mortalidade da vida marinha, o que aumenta ainda mais o desequilíbrio desse ecossistema.
Para diminuir o uso evite comprar produtos que sejam vendidos em embalagens e sacolas plásticas, não utilizar canudos, talheres e pratos feitos de plástico, os chamados descartáveis como copos de café e água, nesses casos utilize uma caneca para o cafezinho e uma garrafa para a água.
É possível também, adotar o hábito de usar sacolas feitas de tecido ou de outros materiais recicláveis de longa duração, para realizar as compras de supermercados, que podem ser reutilizadas inúmeras vezes.
FONTE:
https://cebds.org/5-de-junho-dia-de-lembrar-da-importancia-da-preservacao-do-meio-ambiente/?gclid=CjwKCAjwy_aUBhACEiwA2IHHQDioB61fatHMieXNLuSrhpSUUC0ea2NtMe0dkqOJl_cOK69UNCgRzxoCJk0QAvD_BwE#.Yp3iLtVKiM8
https://gcene.com/meio-ambiente-sete-dicas/#:~:text=Para%20diminuir%20o%20uso%20evite,uma%20garrafa%20para%20a%20%C3%A1gua.