Dia da Engenharia de Aquicultura

Elevar a produtividade e gerar novas fontes de renda nas propriedades rurais são as principais atividades do Engenheiro de Aquicultura. Ele elabora planos de ação específicos, realiza vistorias e acompanha o desenvolvimento zootécnico dos peixes.

A Engenharia de Aquicultura é um campo dedicado ao cultivo de animais aquícolas/aquáticos, isto é, espécies que crescem, se reproduzem e vivem na água, seja doce ou salgadas – utilizados para produção industrial e comercial de alimentos e produtos para o consumo.

Porém, não se engane: os engenheiros de aquicultura não ficam apenas na criação e no melhoramento artificial de diferentes espécies desde os primeiros ciclos de vida até o abatimento e/ou repasse para o mercado. Ao contrário, eles também são responsáveis por:

  • planejar projetos de instalações ambientais para esse propósito;
  • gerenciar a utilização de recursos hídricos para o abastecimento das instalações;
  • produzir avaliações climatológicas;
  • promover inovações tecnológicas que facilitam os processos de manejo em estruturas inseridas em regiões naturais (na costa ou nos mares, por exemplo);
  • conduzir a coleta e a destinação de resíduos que têm potencial de poluição ambiental.

Em todas as áreas, a presença do engenheiro de aquicultura vem ganhando importância. A modalidade da Engenharia de Aquiculturaque é celebrada no dia 14 de julho, tem contribuído para elevar a produtividade e gerar novas fontes de renda nas propriedades rurais.

Perfil do profissional

O perfil profissional de um engenheiro de aquicultura tem algumas características que se destacam. Por exemplo, há o raciocínio analítico, a afinidade com assuntos ambientais, o alto domínio de noções matemáticas, o comprometimento constante com a sustentabilidade e a preservação da natureza e a facilidade para atuar em equipes.

Áreas de atuação

O engenheiro de aquicultura atua, basicamente, em unidades de produção e cultivo de animais aquícolas — que podem ser desde simples espécies de peixes e frutos do mar até répteis. O que, de fato, muda é o tipo de trabalho que ele realiza no local, como mencionamos anteriormente.

Atribuições do Engenheiro de Aquicultura

De acordo com a Resolução nº 218/73 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), compete ao engenheiro de aquicultura o desempenho das atividades referentes ao cultivo de espécies de águas doces, estuarinas e marinhas, irrigação e drenagem para fins de aquicultura, ecologia e aspectos de meio ambiente referentes à aquicultura, análise e manejo da qualidade da água e do solo das unidades de cultivo e de ambientes relacionados a estes, cultivos de espécies aquícolas integrados à agropecuária, melhoramento genético de espécies aquícolas, desenvolvimento e aplicação da tecnologia do pescado cultivado, entre outras atribuições.

Carreira em engenharia de aquicultura

Há profissionais que seguem a carreira tradicional de engenheiro de aquicultura. Contudo, há muitos outros que exploram áreas de atuação diferentes. Por exemplo, aqueles que decidem trabalhar no setor público, mais precisamente nas Secretarias Estaduais de Agricultura, Pesca e Aquicultura. 

Nelas, esses engenheiros promovem auditorias, fiscalizações e interdições nas unidades de produção e cultivo que não estão respeitando (parcial ou totalmente) a legislação ambiental. Já outra parcela dos formados no ramo atua com pesquisa e produção científica para aperfeiçoar as técnicas e as tecnologias empregadas nessas unidades.

Como você leu, a engenharia de aquicultura é uma área que, apesar de não ser popular como outros campos das engenharias, se mostra bastante promissora no mercado pelo impacto que ela gera em diversos setores comerciais que atendem às demandas da população. Por isso, vale a pena pesquisar e conhecer mais detalhes sobre essa carreira!

FONTE: SITE CREA-PR
https://revista.crea-pr.org.br/engenheiro-aquicultura-lideram-a-piscicultura/?fbclid=IwAR3wticUDfMaiVYrnaT35UAtn_lHhvDMox8wEtUfmNuR_CXfMuh-0Az6ewg
E https://blog.orientu.com.br/engenharia/engenharia-de-aquicultura/

Escrito por APLA - Secretaria

Escrito por APLA - Secretaria

R. Tiradentes, 714 - Santo Antônio da Platina, PR, 86430-000
apla@aplaengenharia.com.br
(43) 99168-5764

Notícias Recentes

Categorias
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?