Dia do Engenheiro Eletricista

Estes profissionais são capazes de idealizar, projetar, e construir grandes projetos envolvendo circuitos e componentes elétricos, desenvolvendo desde componentes elétricos simples, que fazem parte de outros produtos, até estruturas bastante complexas para automatizar o processo de produção de uma fábrica.

Você já se imaginou viver nos dias de hoje sem eletricidade?

Pois é, os engenheiros eletricistas são os grandes responsáveis pelo planejamento, construção e manutenção de sistemas para gerar, transmitir e distribuir energia elétrica. Desde o uso em casa, em redes de computadores, nas telecomunicações, na medicina, e em muitas outras atividades, a energia elétrica é indispensável, e o engenheiro elétrico cuida para que o suprimento e a distribuição sejam garantidos. 

O especialista que projeta sistemas elétricos e busca soluções inovadoras para as instalações de baixa, média e alta tensões pode atuar em usinas, subestações, linhas de transmissão, telecomunicações, construtoras e indústrias que utilizam ou fabricam sistemas elétricos e de automação. Ele pode também exercer suas funções em órgãos governamentais (agências reguladoras, ministérios, secretarias e instituições municipais, estaduais e federais), como docente e pesquisador em universidades e, ainda, na iniciativa privada. Telecomunicações, telefonia, construção civil, manutenção industrial, tecnologia da informação (TI), minas e indústria petrolífera são alguns dos setores que empregam engenheiros eletricistas. Obras de infraestrutura, investimentos no setor de energia renovável, expansões industrial e de telecomunicações também são fatores que influenciam a demanda por esses especialistas. 

 O dia do Engenheiro Eletricista foi instituído em homenagem ao Instituo Eletrotécnico de Itajubá, considerado a primeira universidade federal tecnológica do Brasil. Em 23 de novembro de 1913 a instituição passou a funcionar, fundada pelo advogado Theodomiro Carneiro Santiago, que entendia o grande potencial hidroelétrico que o Brasil possuía.

A data é comemorada no Brasil desde 2009, quando, com a promulgação da Lei n.º 12.074, o dia do Engenheiro Eletricista foi oficializado.

No Paraná

Segundo dados do Crea-PR, existem hoje 12.206 Engenheiros Eletricistas registrados no Conselho.

Diante dos números expressivos, o presidente do Conselho, Eng. Civ. Ricardo Rocha, enaltece o valor destes profissionais.

“Temos a felicidade de celebrar esta data e parabenizar os mais de 12 mil profissionais que se dedicam, diariamente, a esta área de atuação. A Engenharia Elétrica é essencial para a vida na sociedade e é muito gratificante ver que os profissionais estão conquistando ainda mais os seus espaços e fazendo a diferença na vida da comunidade.”

Quais são as principais áreas de atuação? 

  • Eletrônica e microeletrônica: profissional responsável pelo funcionamento de celulares (e até de chips) e aparelhos mais sofisticados, além de desenvolvimento de equipamentos eletrônicos industriais na linha de produção.
  • Eletrotécnica: desde o projeto até as redes de armazenamento de energia, são esses os profissionais que executam seu desenvolvimento e sua implantação.
  • Computação: os engenheiros eletricistas também podem atuar no desenvolvimento de sistemas básicos de alguns componentes eletrônicos, como hardwares – placas-mãe, por exemplo.
  • Instrumentação: os especialistas são responsáveis por criar equipamentos que facilitem a vida de outros profissionais que também atuam na área, como os medidores de tensão elétrica.
  • Telecomunicações:  os engenheiros eletricistas contribuem nessa área projetando e instalando redes de transmissão, desenvolvendo aparelhos do universo telefônico, entre outras funções.

O texto que acabou de ler faz parte de uma ação de valorização profissional que o Crea-PR começou no início de 2022. 

Ficou curioso, gostaria de saber mais sobre essa material e outras notícias do crea – acesse:

Link: https://revista.crea-pr.org.br/engenharia-civil…/

FONTE : SITE CREA – PR.

Escrito por APLA - Secretaria

Escrito por APLA - Secretaria

R. Tiradentes, 714 - Santo Antônio da Platina, PR, 86430-000
apla@aplaengenharia.com.br
(43) 99168-5764

Notícias Recentes

Categorias
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?