Dia do Engenheiro Sanitarista

Essencial para o controle sanitário do ambiente e da poluição ambiental, o Engenheiro Sanitarista desenvolve diversos projetos. Os principais desafios da profissão são cumprir as leis, resoluções e decretos que regem os serviços, além de lidar com a falta de investimentos públicos.

Engenheiro Sanitarista, essenciais na preservação do meio ambiente, do qual trabalha em diversas frentes voltadas para o saneamento e preservação do meio ambiente.

Faz projetos que englobam diversos processos, que vão desde a coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos até sistemas mais complexos que englobam o abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais urbanas.É capacitado, ainda, para funções que abrangem o controle sanitário do ambiente e da poluição ambiental.

Os primeiros cursos de Engenharia Sanitária surgiram na década de 1970 no Brasil, mediante a urgência de investimentos em redes de saneamento, água e esgoto, identificada pelos órgãos públicos. Nos anos de 1990, a academia começou a reformular as grades curriculares e, surgia, então, o curso de Engenharia Ambiental. A Universidade Federal de Tocantins foi a primeira a fazer a oferta no Brasil. Na época, era chamada de Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Obladen foi um dos fundadores do curso de Engenharia Ambiental na PUC-PR. “Em algumas universidades, existia o curso de Engenharia Sanitária, que começou a ser absorvido pela Engenharia Ambiental, principalmente, nos últimos dez anos”, relembra.

O texto que acabou de ler faz parte de uma ação de valorização profissional que o Crea-PR começou no início de 2022. 

FONTE : SITE CREA – PR.

https://revista.crea-pr.org.br/engenharia-sanitaria-e-o-meio-ambiente/?fbclid=IwAR1flLuVBgQKZ5xwEErTS4uB4GiTp8oCKFDROAq6lE8J-HHoPbaWFvsAQ90

Escrito por APLA - Secretaria

Escrito por APLA - Secretaria

R. Tiradentes, 714 - Santo Antônio da Platina, PR, 86430-000
apla@aplaengenharia.com.br
(43) 99168-5764

Notícias Recentes

Categorias
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?