Dados maios recentes divulgados pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea) apontam que o percentual de mulheres registradas como engenheiras no Brasil corresponde a 19,3% (199.786 mulheres engenheiras) do total de 1.035.103, no país. No entanto, a participação feminina entre os profissionais ativos na área é de apenas 15%.
Profissão tradicionalmente mais ocupada por homens, as mulheres pouco a pouco reafirmam sua presença como profissionais que merecem o mesmo patamar masculino.
A luta por maior visibilidade, inclusão, igualdade de tratamento e oportunidades de formação profissional são tópicos levantados pelo o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado neste 23 de junho.
A data foi criada pela organização Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, portanto, esse dia fica marcado para simbolizar e lembrar que sim, as mulheres podem exercer a profissão que quiserem e que, assim como os homens, contribuem para a construção do nosso país, é válida e extremamente pertinente.